Obs: biblioteca Nota: 0,5 Nome: Ana Luísa Dine Martins RA: 20188-0 Nome: Aretha Barbosa Alencar RA: 22014-0   Disciplina: Construção de Compiladores Professor: José Grimarães   Definição da Linguagem ProPixel Esta é uma linguagem gráfica que usa basicamente da manipulação de pixels. É necessário o carregamento de uma imagem para a execução de qualquer comando. Inicialmente a pessoa deve fornecer o diretório em que a imagem se encontra e carregar a imagem através do comando Image A = new loadImage(nome_do_diretório/nome_da_imagem); , onde A é um ponteiro para o objeto retornado por loadImage(). O método loadImage() localiza-se na biblioteca default pixel.pxl, sendo que todos os arquivos criados nessa linguagem possuem como extensão .pxl. A biblioteca pixel.pxl possui vários métodos tais como: pixel(x,y), rotation(x), move(x,y), position(x,y), cleanImage(), zoom(x), turn(x), grayScale(), pixelColor(x,y,r,g,b), show() e hide(). É possível trabalhar com mais de uma imagem ao mesmo tempo, cada uma sendo referenciada por um objeto. -         position(x,y) – fornece a posição inicial da imagem; -         pixel(x,y) - permite a manipulação do pixel das coordenadas x e y passadas como parâmetros; -         rotation(x) - rotaciona a imagem pelo ângulo x passado como parâmetro; -         move(x,y) – aplica a translação da imagem pelas coordenadas x e y passadas como parâmetro; -         cleanImage() – deleta o ponteiro para o objeto criado por loadImage(); -         zoom(x) – aplica o zoom na imagem segundo a porcentagem x passada como parâmetro; -         turn(x) – gira a imagem segundo um ângulo passado como parâmetro; -         grayScale() – coloca a imagem referenciada em escala de cinza; -         pixelColor(x,y,r,g,b) – permite a mudança das cores de um pixel, e recebe como parâmetros as coordenadas do pixel (x,y) e o valor das três cores que o compõe (r,g,b), sendo estas vermelho, verde e azul; -         show() – mostra a imagem referenciada; -         hide() – esconde a imagem referenciada; -         comentários são iniciados por --.   Exemplo de programa:   #load pixel.pxl -- biblioteca padrão, não é necessário incluir   begin Image p = new loadImage(“c:\meus documentos\picture.jpg”); p.position(15,15); p.grayScale(); p.rotation(90); p.show(); end;