Obs: não tenho certeza se entendi o que os autores queriam dizer. Parece que algum conhecimento musical, que não tenho, é requerido na leitura. O último parágrafo com certeza está bem estranho para mim. Se os autores quiserem, podem me procurar para explicar o que fizeram. Neste caso, a nota poderá mudar talvez até para bem mais do que 0,75. Nota: 0,75 Marcelo de Oliveira Galli 21986-0 Marcelo Vaz de Barros 21976-2 TURMA DE TERÇA-FEIRA LOTom (Linguagem Orientada a Tons) A linguagem é definida a partir de notas musicais com campos harmônicos a serem seguidos (como se fossem a gramática ). Da mesma forma que ao iniciar um comando “repeat”, é necessário seguir uma lista de comandos e uma condição de parada, ao iniciar uma tônica ( comandos ), é necessário, após ela, seguir uma seqüência de notas no tom(seqüência de statements). Após esta seqüência, virá o fim do comando, que será representado pela sétima (condição de parada). Cada campo harmônico é responsável por um comando, sendo necessário um breve intervalo de tempo entre comandos, e estes devem iniciar com a tônica. Os intervalos de tempo entre comandos são necessários pois um campo harmônico de um tom pode haver tônicas de outro tom. Comandos aninhados são analisados como comandos separados, sendo necessário o intervalo de tempo entre os comandos. Após o fim de um comando aninhado, o próprio compilador já sabe que é aninhado e analisa o resto no tom que o abrange. Os erros são apontados à medida que um comando sai do tom. O compilador indica exatamente o local do erro, pois verifica que certa nota saiu do tom.O compilador também aceita variâncias, tais como outros tipos de escalas. Um exemplo é a pentatônica. O programa será como uma música sem nexo, pois haverá vários tons, mas cada comando será analisado separadamente como um RIFF ( um trecho musical). A implementação será feita a partir de um instrumento musical conectado a um computador ou por músicas construídas por softwares apropriados. Apesar de simples, se o programador tiver uma boa noção musical e uma habilidade com o instrumento, a programação será muito mais rápida e sem erros. É possível também gerar a música a partir de um programa implementado na forma tradicional e descobrir o que o programa faz além de constatar se contém erros verificados através da fuga do tom.