Obs: O texto não fala propriamente de uma linguagem original, mas o texto em si é original e pretende destruir as barreiras culturais quase intransponíveis que nos separam dos manos. A nota foi em função deste louvável esforço de unir os separados e pela lição linguística-antropológica. Nota: 1,0 Nome: GIRIX Autor: Rodrigo dos Santos Oliveira Turma do autor: Turma de quinta-feira, das 8:00h às 12:00 RA do autor: 21974-6 Site: agátêtêpê://dabriodabriodabrio.osmano.girix/ehnoiz.agátêemeele LINGUAGEM GIRIX Ae manow, beleza? A treta é a seguinte: os mano acha qui tá na hora di nóiz fazê uma língua qui nóiz mano consegue pogramá, pusque hoje em dia todo mano tem qui intendê di computação, pusque senão fica paia pra arrumá um trampo, i hoje em dia tá todo mundo aprendendo computação i quase todos mano agora tem computadô. Só que quela fita di iscrevê igual computero é pra boyzinho. Eles faiz isso pra nóis mano num podê faze as coisa também. A gente acha qui todo mano tem qui podê pogramá. Nóiz que é nóiz temo qui tê a nossa própia língua di programetero. Pra isso nóiz fizemo a nossa língua: a GIRIX. Ela tem tudo as gíria qui os mano usa, i a gente iscreve os pograma na nossa língua, dum jeito qui nóiz intende. Então ficou paia pra pogramá. Gora é só bola a idéia na lata i manda vê na fita lá qui iscreve, dispois manda rodá i boa. Pra podê acontecê isso, a GIRIX tem um monte di baguio qui faiz a gente podê iscrevê nossas pogramação show. Pra intendê esses baguio qui faiz a língua fununciá, tem uns termo dos boy qui nóiz vamo tê qui aprende, mais qui nóiz discreve agora: Ø Atribuir: é quando você faiz um baguio tê o valor di outro baguio; Ø Variável: é uma fita lá qui guarda o valor de uma outra fita; Ø Objeto: é um lance aí qui podi sê quarqué coisa, tipo assim, uma cadeira, um avião, uma cerva, uma mina, etc.; Ø Comando: as fita qui faiz as coisa funfá dentro da lígua; Ø Loop: é quela fita qui repete um monte di veiz; Ø Inteiro e Real: é número veiou, tanto queles simprão quanto queles di ponto i fração; Ø Char e String: é como os boy chama as letra; Ø Procedimento: é um lance aí qui faiz um monte di fita quando a gente pede; Ø Função: é outro lance aí qui faiz um monte di fita quando a gente pede, só q cada lance desse tem um valor, qui ce dispôs pode usa numa variável, noutro lance, sei lá; Ø Booleano: é como os boy chama os trem de verdade e mentira; Ø Classe: é uns lance aí qui é um bejeto mas num é um bejeto. É um bejeto qui inda num foi criado, uns lance assim; Ø Parâmetro: é as fita qui ce tem qui fala pros procedimento i pras função prelas fununciá; Ø Operadores: mais, menos, igual, vezes, etc. Ø Estruturas de decisão: queles trem qui verifica se as parada são verdade ou mintira; Os lance da linguagem é o siguinte. Vamo fala meio igual os boy, mais cada mano vai intendê, pusque assim quando o fessor di pogramação deles fala essa fita, os mano vai associa com os lance da GIRIX. Vamo falá umas característica simprona da língua:: · Criação de variáveis Ae, tipo assim. Criá as variável na GIRIX é coxa. Faiz assim. Na GIRIX tem treis tipo di variável: número (qui é quarqué número, di simprão e di fração), letra(qui é letra, quarque letra, podi sê uma só ou um monte), i táligado(qui é a mesma coisa qui os boy chama de booleano, qui aqui pode te os valor sim i não, qui é igual os true i false qui os bay fala). Pra criá as variável cê faiz assim (isso os boy chama di sintaxe): aes nome_da_variável é tipo_da_variável; · Atribuição de variáveis nome_variável_1 mesmacoisaqui nome_expressão; Ondi qui expressão é quarqué ixpressão, tipow di matemática, etc., ou outra variável. · Leitura e escrita lêae(nome_da_variável); iscreveae(nome_da_expressão); · Loops Se liga veiou, tem treis tipo di loop qui cê podi fazê. Os boy chama assim: FOR, DO-WHILE, i WHILE-DO. Nóiz qui é nóiz nóis chama assim, na mesma ordi: repeteae, cêfaiz- inquanto i inquanto-cêfaiz. · Estruturas de decisão Tipo, tem treis istrutura di decisão na língua dos boy: IF-THEN, IF-THEN-ELSE e CASE. Na GIRIX tem as istrutura semeiante: sipá-intãofaiz, sipá-intãofaiz-sinãofaiz, e vêláseé. · Criação de procedimentos aes nome_procedimento usasfita( lista de parâmetros ) { as fita qui é pra fazê } · Criação de funções aes nome_função usasfita( lista de parâmetros ) devolve valor_de_retorno { as fita qui é pra fazê devolveae retorno; } · Classes aes nome_classe { as fita qui tem na crasse } · Criação de objetos aes nome_objeto umafitade nome_classe; Palavras finais: Tipo assim veiou, tem mais treta na língua qui nóiz mano fizemos, mas nossas mina tão chamando agora i nóiz num vamo tê tempo di colocá tudo. Mais assim, dá pros mano tê uma idéia na lata di como qui essa treta fununcia, como as fita di memória i arquivo, qui são show. Si pá si os mano quisé vê a língua inteira, nóiz vamo pô nu ar uma página da internet com a língua intera, i lá os mano vão vê qui show qui ela é. Noiz só demo uma idéia di como a língua é, i como os mano vão ficá por dentro das fita do mundo dos computadô, i ixpricá qui num tem erro fazê pograma, qui é só uma questão di como as lígua é feita. Essa nossa língua é feita pelos mano pros mano, i rapidão vai dominá as parada di tudo quanto é canto, pusquê os mano tão dominado a parada. Esses boy qui si acha com um computadô na mão vão sê tudo obrigado a aprendê GIRIX, pusquê eles vai perdê tudo, pusquê com o povo tudo usando GIRIX eles nem mais vai tê como trampá. Isso vai sê bom pros mano, pusquê logo logo nóiz vai dominá as empresa di computação, aí já era, é nóis nos istrangero patrão dos boy!!!!