Obs: biblioteca Nota: 0,5 Alunos: Guilherme Vilela Ribeiro 21978-9 Sidnei Seiti Nakata 21984-3 Matéria: Construção de Compiladores Professor: José Guimarães Título: Trabalho Extra Linguagem de Interfaces Como é sabido, a criação de interfaces gráficas sem auxílio de ferramentas especializadas é muito difícil. A Linguagem de Interface visa criá-las sem maior dificuldade e sem utilização de programas secundários. São várias a funções, como CriarJanela, CriarBotão, CriarCampoDeTexto, CriarMenu, CriarBarraDeFerramentas, dentre outras. A execução dos comandos seria de forma simples e clara. Para criar um botão, por exemplo, o programador entraria com o comando: CriarBotão {Tamanho: x , Cor: , Texto: , Ação: }. O botão, automaticamente seria criado e colocado na posição desejada, sem necessidade de comandos add, como acontece em Java. Cada comando, logicamente, apresenta sua sintaxe específica, o que pode ser facilmente obtida por meio do Help (Ctrl + F1). A sintaxe dos principais comandos é dada a seguir: -CriarJanela {Tamanho: x , Cor: , Localização: x , Titulo: , Conteúdo {}};. É importante salientar que para existir um programa é necessário existir uma janela, não sendo possível o comando Criar Botão em um espaço vazio. Também, deve-se saber que por default, todas as janelas possuem as opções, como no Windows, no canto superior direito, de minimizar, maximizar e fechar, respectivamente. -CriarCampoDeTexto {Tamanho: x , Cor: , Localização: x , Texto: };. -CriarTexto {Cor: , Localização x , Texto: }; -CriarMenu {Tamanho: x , Cor: , Localização: x , Texto: , Opções: }; nomemenu12, Ação: {}; nomemenu13, Ação: {}}; nomemenu2; nomemenu3>};. Para que o menu fique na posição superior da janela sempre, em localização colocar TOP. Para criar, por exemplo, uma tela em que se cadastra clientes: Criar Janela {Tamanho 100 x 100, Cor: Branca, Titulo: “Cadastro de Cliente”, Conteúdo: {CriarMenu {Tamanho: 100 x 5, Cor: Cinza, Localização: TOP, Opções: “Cadastro”, CriarSubmenu {“Gravar”, Ação: {Gravar( );}; “Limpar”, Ação: {Limpar( )}}}; {CriarCampoDeTexto: 5 x 10, Cor: Branca, Localização: 20 x 20, Texto: “Nome”}; {CriarCampoDeTexto: 5 x 10, Cor: Branca, Localização: 20 x 40, Texto: “Endereço”}; {CriarCampoDeTexto: 5 x 10, Cor: Branca, Localização: 20 x 60, Texto: “Descrição”}; }; Seria então criada uma janela contendo um Menu na parte superior com a opção única “cadastro” que possui dois submenus, “gravar”, que chama a função gravar( ), e “Limpar”, que chama a função limpar( ). Mais abaixo há três campos para que os dados sejam digitados: o campo escrito Nome, o campo escrito Endereço e o campo escrito Descrição. Poderia ter sido usado o comando CriarTexto para especificar o que deveria ser colocados nos Campos de Texto.