Obs: a maioria das novidades são apenas sintáticas. Mas o <1> ... é interessante. Ninguém se perderia com as chaves que utilizamos em Java. Note que o #define Portugues poderia ser substituído em C/C++ por #include onde este arquivo conteria coisas do tipo #define for para #define se if #define senao else então a programação poderia ser feita em Português em um programa em C/C++. De qualquer forma, a idéia foi interessante. Nota: 1,0 NOME : Thais de Moura Cardoso RA : 22026-4 NOME : Mariana Yamanaka RA : 21983-5 NATURAL PROGRAMMING Características da linguagem : - Por ser uma linguagem "facil", é indicada para iniciantes em programação. - É uma linguagem híbrida, ou seja, possui características de programação estruturada e de programação orinetada a objetos. - A linguagem marca o quão interno uma instrução ou linha de comando é, ou seja, a cada abertura de um bloco de comandos, é preciso inserir um número entre os sinais de menor e maior (, sendo n o grau de "interiorização") e a cada fechamento de bloco é preciso inserir o sinal de menor, uma barra, o número e o sinal de maior (). - Antes de inciar o programa, deve-se definir o idioma que se vai programar com o comando * #define language = Portuguese. Por convenção, o idioma escolhido deve ser escrito em inglês. - As palavras reservadas da linguagem devem ser precedidas do símbolo '#'. - Assim como toda linguagem, a natural programming possui uma série de bibliotecas pré- definidas como animais, veículos, profissão, etc.. Por exemplo, a classe cachorro se encontra na biblioteca animais e possui os atributos peso, idade, cor do pelo, e raça. A classe casa se encontra na biblioteca imóveis e possui cômodos, dormitórios, banheiros, quintal, etc. Exemplos de programa em Natural programming : Exemplo 1. * #define language = English #PROGRAM fatorial; #VAR n, i : inteiro; fat : longint; <1> Write('Digite n para que se calcule o fatorial :'); Read(n); fat<-1; #FOR i<-2 to n #do <2> fat<-fat*i; Write('O valor de ', n, '! é', fat); Exemplo 2. * #define language = Portuguese #IMPORTE veículos.trem; #PROGRAMA tremzinho #VAR meutrem : trem; vagoes, i : inteiro; <1> Escreva('Digite o número de vagões do trem :'); Leia(vagoes); trem<- #novo trem(vagoes); trem.peganumerovagoes; // esse método a classe trem escreve o numero de vagoes #SE vagoes<5 #então <2> #PARA i<-1 até 5 #FAÇA <3> Escreva(i);