Últimas Notícias

 

 

 

 

21 de Novembro

 

            Algumas pessoas querem mudar a data de entrega do trabalho. Acompanhe as discussões na lista da disciplina. O resultado da discussão será colocado apenas na lista.

 

14 de Setembro

 

            Fiz algumas modificações na definição da linguagem Krakatoa. Não é necessário imprimir a definição novamente. As modificações são:

- na final da página 3, a declaração de um método “final” está incorreta. Deve-se acrescentar a palavra “public” :

          final public void get() { ... }

 

- troquei a palavra “cast” por “convertible” em alguns lugares;

- os operadores == e != podem ser utilizados com Strings;

- na seção 2.9 (Input e Output) foram modificados o código equivalente a “read(a)” e “write(expr)” quando expr é do tipo String.

 

Há alguns testes a mais para  refletir estas mudanças. Então pegue todos os testes novamente. E o arquivo t. Descomprima estes arquivos no diretório que contém como subdiretórios ktests, krakatoa e t.

 

           Pessoal, peço  insistentemente que vocês continuem a fazer o compilador durante a greve. Depois do fim dela, que espero seja breve, as coisas se atropelam e tudo fica mais difícil.

            Lembro-os de que na primeira e única aula da disciplina eu enfatizei que as entrevistas este ano seriam mais difíceis do que nos anos passados. Muitos que passaram em outras épocas não passariam este ano. Os motivos para isto eu já comentei em sala de aula. Creio que a imensa maioria de vocês compreende os motivos deste aumento de rigor, pelo menos aqueles interessados em seu próprio futuro profissional. Os dois membros do grupo devem trabalhar juntos no compilador e os dois devem compreendê-lo completamente.

            Até agora pouquíssimas pessoas fizeram perguntas sobre o trabalho. E mesmo assim nenhuma pergunta foi feita sobre como fazer o compilador, apenas perguntas sobre a linguagem e conceitos de compilação. Fixada a data das entrevistas, não poderemos mudá-las. Conseqüentemente, quando foram fixadas as datas de entrega dos trabalhos, estas também não poderão ser modificadas.

            Em anos anteriores tivemos muitos problemas com cópias de trabalhos. Houve grupos que copiaram até trabalhos de anos anteriores (que eram diferentes !). Apesar de poder dar zero a todos os envolvidos, em alguns casos mais “leves” eu deixava o grupo que realmente fez o trabalho com 6 de média final. Este ano todos os envolvidos receberão zero. Então, não emprestem o trabalho, apenas esclareçam dúvidas conceituais dos colegas. Jamais, em nenhuma hipótese, empreste cópia do código fonte do seu compilador.

            Estou disponível para tirar quaisquer dúvidas, sejam por email or pessoalmente. Os horários mais fáceis de me encontrar são entre as 14 e 16h. Tenho estudado muito em casa.

            Depois de tantas palavras duras recomendo visitar alguns sites para relaxar:     

                                    http://www.dc.ufscar.br/~jose/AquariosComPlantas.htm

 

12 de Agosto

 

            Todo o material necessário para o primeiro trabalho já está neste site.

 

            As notas serão colocadas neste site, publicamente, qualquer pessoa poderá vê-las. Se alguém não quiser que sua nota seja pública, envie-me um email.

 

11 de Agosto

 

Peguem a descrição da linguagem Krakatoa e o analisador sintático amanhã. Estou corrigindo coisas em ambos.