Primeiras Instruções

 

       Nãoaulas nesta disciplina. Os trabalhos são dados neste site e os alunos  podem procurar o professor a qualquer hora para tirar dúvidas. Contudo, neste semestre eu estarei fora de São Carlos grande parte do tempo. Os horários em que vocês poderão mais facilmente me encontrar são quarta à tarde e quinta feira o dia todo até mais ou menos às 17h. 

           Teremos dois trabalhos, dois questionários escritos e uma avaliação no final de Agosto que não vale nota. Esta avaliação consiste apenas do envio dos compiladores para mim. Ela é necessária apenas por causa das novas exigências da pró-reitoria de graduação (avaliação complementar, etc, etc).

 

           Os questionários são apenas para conferir se as pessoas realmente fizeram o trabalho. Em geral a maioria das pessoas ganha 10.0 de nota.   Fixadas as datas dos questionários, não poderemos mudá-las. Conseqüentemente, as datas de entrega dos trabalhos também não poderão ser modificadas, pois as datas dos trabalhos dependem da data dos questionários.

 

            Em anos anteriores tivemos muitos problemas com cópias de trabalhos. Houve grupos que copiaram até trabalhos de anos anteriores (que eram diferentes !). Apesar de poder dar zero a todos os envolvidos, em alguns casos mais “leves” eu deixava o grupo que realmente fez o trabalho com 6 de média final. Este ano todos os envolvidos receberão zero. Então, não emprestem o trabalho, apenas esclareçam dúvidas conceituais dos colegas.

 

Jamais, em nenhuma hipótese, empreste cópia do código fonte do seu compilador e muito menos coloque o seu compilador em alguma lista de emails.

 

 “Amigos pedem a você o seu tempo (para explicar como se faz), não o seu código.”

 

Mesmo que você tenha feito Lab. de Compiladores nos anos anteriores, não utilize o código que você já fez (preferencialmente), pois de ano para ano eu modifico alguns detalhes da linguagem, geração de código, etc. Estes pequenos detalhes podem trazer enormes problemas.

 

As notas serão colocadas neste site, publicamente, qualquer pessoa poderá vê-las. Se alguém não quiser que sua nota seja pública, envie-me um email.

 

 

Esta disciplina possui um grupo do google: http://groups.google.com/group/lc-ufscar-2007. Você obrigatoriamente deve se inscrever neste grupo. O email do grupo é lc-ufscar-2007@googlegroups.com.

 

As dúvidas serão tiradas preferencialmente na minha sala no DC. Contudo, vocês podem tirar dúvidas por email também. Envie um email com as suas perguntas o endereço do grupo da disciplina, lc-ufscar-2007@googlegroups.com. Se alguém se sentir constrangido em enviar para o grupo, envie apenas para mim em jose@dc.ufscar.br. Eu responderei às dúvidas uma ou duas vezes por semana, possivelmente nas segundas e quintas-feiras.

 

            O primeiro trabalho está disponível na página inicial. Antes de fazê-lo, leia atentamente todas as observações da página Observações. Periodicamente, leia a página Últimas Notícias. Ela conterá as últimas dicas e observações sobre o trabalho. Todo o material de aula disponível está em Material de Aula.

            Aqui está uma seqüência de passos que você deve seguir:

  1. baixe a descrição do trabalho 1;
  2. leia as Observações;
  3. baixe todo o material de aula, que é o arquivo lc.zip disponível na página  Material de Aula;
  4. imprima a descrição da linguagem Krakatoa e o Guia de Correção de Trabalhos;
  5. inscreva-se no grupo do google da disciplina.